Reklamy
Raul Seixas fez história como um dos maiores nomes da música brasileira nas décadas de 70 e 80. Seu estilo único, que combinava rock com forte influência da cultura brasileira, conquistou o país.
O estilo de vida criativo de Seixas era amplamente intelectual e excêntrico. Ele escreveu centenas de canções ao longo de sua carreira, inspirando gerações de músicos e fãs com suas letras cativantes.
Reklamy
Seixas cresceu em Salvador da Bahia e mudou-se para São Paulo aos 18 anos para se dedicar à música em tempo integral. Sua carreira foi marcada por vários singles icônicos como Metamorfose Ambulante (1975) e Gita (1976).
How Could I Know (Love Was To Go)
O amor é um sentimento difícil de definir e ainda mais difícil de entender. Mas ao relembrar a carreira do falecido músico brasileiro Raul Seixas, fica claro que ele era um especialista em capturar a complexidade do amor por meio de sua música.
Reklamy
Uma de suas faixas mais populares, ‘How Could I Know (Love Was To Go)’, expressa perfeitamente a confusão que muitos sentem ao tentar compreender a ideia de amor.
A música usa metáforas para explorar como nunca se pode realmente quando o amor vai acabar e serve como um lembrete de que a vida é cheia de mudanças inesperadas.
Ouro De Tolo
Foi considerada uma de suas maiores obras. Foi lançado em 1975 e alcançou sucesso nacional, tornando-se possivelmente seu álbum de maior sucesso. A faixa-título é uma música animada que combina elementos dos ritmos tradicionais brasileiros com influências do rock.
Ouro De Tolo foi um reflexo do estilo musical de Raul Seixas na época; uma combinação de hard rock e influências psicodélicas que criaram uma mistura única de sons. As letras foram inspiradas em vários aspectos da cultura brasileira, bem como em temas como amor, liberdade e autoexpressão.
VIZ TAKÉ:
A História da Música Layla de Eric Clapton
Uma Homenagem a banda Nazareth
10 Trilhas Sonoras de Séries e Filmes Netflix 2022
Medo da chuva
Fala diretamente sobre suas lutas pessoais contra a depressão. Raul escreveu este single em 1975, após sofrer crises de depressão por muitos anos. A letra expressa seu medo da chuva por sua associação com a tristeza; às vezes, ele levava dias para encontrar a motivação para sair debaixo da cobertura de nuvens que parecia sempre presente em sua vida.
Maluco Beleza
Seu legado continua vivo muito depois de sua morte em 1989, com canções como “Maluco Beleza” ainda sendo tocadas em todo o país. Na verdade, foi apontada como a música mais popular de Raul Seixas nos últimos anos, e por boas razões.
A música em si é um hino do rock lançado em 1974 e rapidamente se tornou um clássico. Expressa a frustração de Seixas com seu estilo de vida e atitude geral perante a vida na época.
As letras são cheias de humor e sarcasmo, o que as torna ainda mais atraentes para os ouvintes de hoje. Maluco Beleza captura efetivamente o espírito de rebelião tão típico da música de contracultura dos anos 1970, tornando-se um hino para gerações de brasileiros que compartilham esses sentimentos hoje.
Tente Outra Vez
“Tente Outra Vez”, lançada no álbum Novo Aeon em 1975, é um clássico de Raul Seixas. Sua composição é bem típica de seu estilo, com um arranjo épico que remete às primeiras baladas do rock. A seção instrumental da música consiste em violão e um pano de fundo sinfônico de cordas; suas letras enfocam temas de amor, perda e redenção.
Instrumentalmente, “Tente Outra Vez” está enraizada em ritmos clássicos brasileiros e instrumentos como o cavaquinho e o pandeiro. Isso cria uma atmosfera convidativa que se encaixa perfeitamente com a natureza edificante da mensagem de Raul: não importa o que a vida nos apresente, sempre podemos tentar novamente.
Meu Amigo Pedro
Composta na década de 1970, esta clássica faixa gerou muita especulação ao longo dos anos, principalmente em relação a sua letra. Alguns acreditam que a música foi composta em homenagem a Paulo Coelho, autor famoso e amigo íntimo de Seixas. Outros sugerem que foi escrito para um indivíduo desconhecido conhecido apenas como P.; no entanto, ninguém sabe quem pode ser essa figura misteriosa.
Independentemente de sua história de origem, “Meu Amigo Pedro” há muito é reverenciado como um pilar da cultura rock brasileira – tanto por seu som único quanto pelo intenso conteúdo lírico.
Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás
A faixa Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás é um clássico do rockabilly e foi originalmente composta pelo artista Raul Seixas. A canção foi adaptada de uma antiga canção folclórica tradicional de mesmo nome, e a versão de Seixas se tornou uma de suas canções mais queridas até hoje.
Seixas foi creditado como um dos pioneiros do rock brasileiro, tendo lançado vários álbuns ao longo de sua carreira no final dos anos 60 e início dos anos 70. Ele teve influência de estilos musicais como blues, rock psicodélico, country e western, jazz, reggae, samba e funk.
Sociedade Alternativa
A sociedade alternativa é um conceito que tem sido explorado em muitas obras literárias, popularizado especialmente pelo cantor e compositor brasileiro Raul Seixas. Ao longo de sua carreira, Seixas criou sua música rebelde e subversiva.
Suas letras pediam a transformação de convenções sociais restritivas, defendendo, em vez disso, um modo de vida alternativo que transcendia as fronteiras tradicionais. Em sua música, ele explorou temas como liberdade, autonomia e igualdade para criar uma visão utópica de uma nova sociedade onde todos pudessem ser aceitos.
Essa visão revolucionária não estava presente apenas em suas letras, mas também em suas apresentações ao vivo, muitas vezes cheias de energia e pandemônio.
Ele abraçou a instrumentação experimental para enfatizar qualidades sonoras como dissonância ou ironia; ajudando-o assim a transmitir mensagens poderosas sobre a necessidade de mudança.
Carimbador Maluco
Também conhecido como “Plunct Plact Zum”, foi lançado em 1976 e rapidamente ganhou atenção por sua melodia. Apesar de ser muito popular, a música teve uma recepção polêmica por parte de alguns fãs de Raul Seixas, que acreditavam que ele havia se desviado muito de seu estilo habitual.
Esses fãs sentiram que seu apreço pelo trabalho de Raul Seixas não foi reconhecido após o lançamento dessa música em particular. Muitos sentiram que a música no estilo synthpop era muito diferente do que estavam acostumados a ouvir dele, portanto, expressaram sua insatisfação com a faixa por meio de vários meios de comunicação.
Gita
Música inspirada no Bhagavad-Gitã. Lançado em 1974, este estilo de música tornou-se uma pedra angular da cultura hindu, sendo reverenciado como um texto sagrado.
Ao longo de sua carreira, ele explorou diversos gêneros musicais como rock and roll, samba e blues. Suas composições refletem elementos da música tradicional indiana com seus intrincados ritmos e melodias. Todos esses componentes são combinados para criar uma atmosfera que envolve espiritualidade e arte.
Gita consiste principalmente de instrumentos acústicos combinados com sintetizadores para criar uma paisagem sonora única que a torna uma das peças mais reconhecidas da música brasileira já feita.